
46 - MIMOSA AMARELA Chamaecrista flexuosa (L.) Greene (Leguminosae)

Planta de pequeno porte, arbustiva, de até 50 cm de altura, ramos rígidos e em geral na cor ferrugem. Folhas compostas, alternas, compostas por muitos folíolos oblongos, de 1 mm de largura por 10 mm de comprimento. Flores amarelas, em geral solitárias, com cinco pétalas, partindo da axila das folhas. Fruto do tipo legume.
Seu pequeno porte e suas flores amarelas dão um aspecto campestre. Gostei dela antes de saber se era nativa do cerrado; intuição que confirmei pesquisando. Coletei um exemplar em um terreno próximo ao Rio Tietê, o que caracteriza a planta como uma sobrevivente dos Campos de Piratininga na sua área tradicional. Piratininga é um nome envolto em variadas interpretações, para uns o nome indicava a região campestre no planalto paulistano. Mas difícil afirmar algo, outros estudos dizem que seria um local exato e delimitado, por exemplo o morro onde a cidade surgiu, que na verdade se chamava Inhapuambuçu (monte que se vê de longe). Também se atribui ao nome da aldeia do índio Tibiriçá, ou um porto na margem esquerda do Rio Tiête, ao próprio Rio Tiête, ao Rio Tamanduateí e até a um Ribeiro extinto no Bom Retiro.
Seja como for, esta espécie ainda hoje sobrevive quase no mesmo local de sempre, apesar do desaparecimento dos campos de várzea do rio.
Distribuição: Em fisionomia campestre de cerrado, e em áreas perturbadas.
Situação em São Paulo: Comum em beiras de estradas e em rodovias, nas regiões periféricas, assim como em terrenos baldios.
Como plantar: O transplante de muda é feito mantendo-se as raízes intactas e o torrão, ou por sementes, que crescem rapidamente.
Usos: Potencial como ornamental, pelas folhagem com aspecto característico e pela floração exuberante. Pode ser usada como planta apícola, avidamente visitada por abelhas e outros polinizadores.
DANTAS, M. M.; SILVA, M. J.. THE GENUS CHAMAECRISTA (LEGUMINOSAE, CAESALPINIOIDEAE, CASSIEAE) IN THE SERRA DOURADA STATE PARK, GOIÁS, BRAZIL. RODRIGUÉSIA, V. 64, N. 3, P. 581-595, 2013.
TOZZI, A.M.G.A. (COORD.). CAESALPINIOIDEAE IN: TOZZI, A.M.G.A., MELHEM, T.S., FORERO, E., FORTUNA-PEREZ, A.P., WANDERLEY, M.G.L., MARTINS, S.E., ROMANINI, R.P., PIRANI, J.R., FIUZA DE MELO, M.M.R., KIRIZAWA, M., YANO, O., CORDEIRO, I. (EDS.) FLORA FANEROGÂMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. INSTITUTO DE BOTÂNICA, SÃO PAULO, VOL. 8, 2016, PP: 22-83.
CAMPOS, EUDES. A VILA DE SÃO PAULO DO CAMPO E SEUS CAMINHOS. REVISTA DO ARQUIVO MUNICIPAL. SÃO PAULO, N. 204, 2006.

