desenvolvido por: 

parceiros: 

September 12, 2017

February 14, 2016

January 25, 2016

January 21, 2016

January 8, 2016

December 21, 2015

Please reload

Posts Recentes
Posts Em Destaque

a volta do saroka

14 Feb 2016

Saroka é um pássaro russo, que dizem as lendas é muito sagaz, conectado com sabedorias ocultas.

O Saroka do Cerrado Infinito, é nosso amigo nômade que depois de uma temporada morando dentro da exuberante mata atlântica de Ilhabela, passa ligeiro em São Paulo antes de ir em busca de novas paisagens.

Hoje as trilhas assentadas no asfalto, são as vias percorridas dentro do nosso habitat exclusivo. Seus destinos agora são móveis, mudando nossos fluxos de deslocamento conforme o que se estabelece nas suas margens.

Já no Cerrado Infinito a trilha de terra que se forma ao plantarmos nas beiradas, desprograma lentamente o território dentro da cidade.

Para que serve esta pequena trilha de 50 passos? Aparentemente não leva a lugar nenhum que não seja um encontro com a vegetação, o que já é suficiente para diferenciar o Cerrado Infinito de um terreno desocupado.

Depois do carnaval e um inédito fim de semana sem mutirão, ao voltar percebi como o mato cresceu rápido, estreitando a trilha em alguns pontos.

Exatamente a falta de uso, colapsa a dinâmica Cerrado e Infinito, pois a vegetação cresce na trilha até criar  um território fechado, ou melhor “cerrado”.

Sem a trilha, e com as plantas se desenvolvendo livremente, logo teriamos um matagal no meio da praça, provavelmente um refúgio para muitos animais e talvez considerado suficientemente bonito para ser contemplado do lado de fora. A praça se tornaria um território baldio e portanto inútil, dentro da lógica urbana, demonstrando uma mudança radical de mentalidade, ao abrir mão de alguns espaços da cidade.

Esse desprendimento ainda  é muito longínquo, por enquanto só o interesse pela volta, da hoje rara vegetação local, e o consequente uso da trilha, já são uma mudança radical.

Saroka recêm chegado do “mato”, se põe espontâneamente á redefinir a trilha retirando a vegetação que começava a fechá-la, e fazendo com isso que o trabalho continue ativo.

Talvez com a ajuda dele a trilha volte a crescer mais um pouco.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo

PROCESSO