desenvolvido por: 

parceiros: 

September 12, 2017

February 14, 2016

January 25, 2016

January 21, 2016

January 8, 2016

December 21, 2015

Please reload

Posts Recentes
Posts Em Destaque

Fogo é bom?

 

Os capins queimados da praça ainda chocam algumas pessoas. Sem dúvida foi desagradável, mas temos que lidar com esse tipo de coisa pois é uma área pública aberta.

Enquanto as pessoas apreendem a conviver com as plantas, podemos aproveitar e pensar sobre a relação delas com o fogo.

Consultando a literatura, a verdade pode parecer cruel para alguns, mas algumas das plantas como o capim rabo de burro, são bem adaptadas ás queimadas.

Um maço seco serviu para uma experiência controlada. Ao acender o isqueiro, a combustão intensa dura pouco, queimando apenas a palha seca que na forma de cinzas, fertiliza a própria planta. As raízes, logo na primeira chuva geram novos e vigorosos brotos, demonstrando como o fogo faz parte da evolução de algumas das espécies do cerrado.

As queimadas naturais que acontecem em intervalos de anos, atuam como delimitadoras do próprio ecossistema, impedindo a colonização de espécies invasoras, que poderiam transformar o cerrado numa floresta.

Essa idéia de conviver com fogo parece uma loucura, mas alguns pesquisadores chegam a defender queimadas controladas, como forma de preservar o cerrado.

Com a previsão do tempo mantendo uma tendência de chuvas fortes, logo saberemos o resultado disso.

 

Saiba mais:     Manejo de fogo no Cerrado  http://agencia.fapesp.br/especialista_defende_manejo_de_fogo_no_cerrado/17303/

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo

PROCESSO