desenvolvido por: 

parceiros: 

September 12, 2017

February 14, 2016

January 25, 2016

January 21, 2016

January 8, 2016

December 21, 2015

Please reload

Posts Recentes
Posts Em Destaque

batismo de fogo!

Hoje de manhã encontrei uma parte do Cerrado Infinito queimado, não sabemos a motivação de quem fez isso ou se foi acidente.

Foi um espanto, em contraste com um dia anterior de celebração, algumas pessoas ficaram bem irritadas, queriam botar a boca no trombone nas redes sociais.

Tentei fazer as pessoas desistirem disso, e tentarmos assimilar o que ocorreu.

As pessoas tem que apreender a lidar com as plantas, e usei o ocorrido para explicar sobre a dinâmica do fogo no cerrado.

Fogo é dor! A idéia não é bem aceita, e também me questionam sobre segurança do cerrado em caso de incêndio.

Algumas plantas como o capim rabo de burro, que ficam secas no inverno e acumulam muita palha, são bem inflamáveis. Se elas dominassem uma extensão grande poderíamos correr um risco de incêndio. Por isso as  plantamos em grupos menores, intercaladas com tipos de vegetação mais úmida que barra um pouco as chamas, embora com o tempo elas vão ocupar a parte do terreno que acharem conveniente. De qualquer forma, a trilha além de servir para andar, foi pensada também com a função de barreira de segurança contra o fogo. Essas queimadas são rotineiras em terrenos baldios, e o capim em poucos dias vai rebrotar, com as chuvas que se aproximam, pondo fim a este inverno excepcionalmente quente e seco.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo

PROCESSO