desenvolvido por: 

parceiros: 

47 - ASSA PEIXE BRANCO

Vernonia polyanthes Less. (ASTERACEAE)

47- Assa-peixe branco – Vernonia polyanthes Less. (ASTERACEAE)

 

Arbusto ou arvoreta, ereta, pouco ramificada, rizomatosa, de caules cobertos de penugem de coloração acinzentada, de até 3 m de altura. Folhas simples, ásperas na porção superior e pilosas na inferior, pontiagudas, longas, de margem serrilhada, de 10 a 24 cm x 3 cm. As flores são reunidas em pequenos capítulos, dispostos em panículas nas pontas dos ramos, na coloração branca e sem grande valor ornamental.

 

Distribuição: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É de fácil multiplicação e ocorre em beiras de mata, assim como em cerrado.

Situação em São Paulo: Possui comportamento invasor e é facilmente achada em terrenos baldios, parques e beiras de estrada.

Como plantar:

 

Usos: Além de usada na medicina popular para problemas respiratórios, é anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. É tida como comestível — experimente suas folhas jovens e tenras empanadas e fritas à milanesa, sua crocância lembra a textura de um peixe frito, como um lambari ou manjubinha. Pode ser usada em projetos de regeneração, atuando como pioneira e sendo muito procurada por abelhas.

KINUPP, V. F.; LORENZI, H. PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NO BRASIL: GUIA DE IDENTIFICAÇÃO, ASPECTOS NUTRICIONAIS E RECEITAS ILUSTRADAS. 2014.

TEMPONI, V. S ET AL. INVESTIGAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES FARMACOLÓGICAS DE VERNONIA POLYANTHES LESS. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. 2012.