desenvolvido por: 

parceiros: 

32 - ARRANHA GATO

Mimosa setosa Benth. (Leguminosae)

32- Arranha-gato – Mimosa setosa Benth. (Leguminosae)

 

Arbustos de até 3 m, eretos, muito ramificados. Ramos com fortes espinhos, e recobertos por pelos longos, rígidos. Entre os nós também há acúleos, mas de base larga. Folhas compostas por até 40 folíolos de 3 a 10 × 1 a 2 mm, oblongos, com ou sem pilosidade em ambas as faces. Inflorescência de até 1,2 cm, globosa, formada na axila das folhas ou comumente agrupada, na cor rosada. Fruto do tipo vagem, com 2 a 9 × 0,8 a 1 cm, oblongo, castanho, recoberto de pelos rígidos, que permanecem na planta por longos períodos e lhe dão seu aspecto característico.

 

Distribuição: Do Ceará, Goiás, Mato Grosso ao Paraná, geralmente associada a ambientes antropizados.

Situação em São Paulo: Atinge dimensões consideráveis. Encontrada em alguns fragmentos de cerrado. Por vezes comporta-se como planta invasora.

Como plantar: O melhor método é por meio de sementes; elas nascem muito facilmente e se desenvolvem bem rápido. Eventualmente, se encontrar mudas pequenas pode-se fazer o transplante mantendo o torrão da raiz. Plantar sempre em sol pleno.

Usos: Usada como cerca viva, forma moitas exuberantes,espinhosas e intransponíveis. Suas folhas, se movem ao toque, sendo uma aquisição interessante para jardins. Floração fartamente visitada por abelhas, delicada e muito ornamental.

 

TAMASHIRO, J.Y. & ESCOBAR, N.A.G.E. (COORD.) MIMOSOIDEAE IN: TOZZI, A.M.G.A ET AL FLORA FANEROGÂMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. INSTITUTO DE BOTÂNICA, SÃO PAULO, VOL. 8, PP: 84-166, 2016.

Foto Marian Prata -  em 30/09/2017