desenvolvido por: 

parceiros: 

16 - MURICI

Byrsonima intermedia A.Juss. (Malpighiaceae)

16- Murici – Byrsonima intermedia A.Juss. (Malpighiaceae)

 

Arbusto ramificado, de até 1,5 m de altura, lenhoso, de folhas opostas lanceoladas, sem pilosidade. Quando adulto, o tronco apresenta fissuras negras. Inflorescências vistosas, amarelas, em cachos de até 15 cm, portando de 15 a 30 flores. Florescimento de outubro a novembro, quando surgem os frutos, ovalados, do tipo drupa, na cor amarela e cercados de polpa carnosa e adocicada.

Recentemente, um campo repleto de muricis foi ocupado por famílias de sem-teto, que construíram barracos sobre a vegetação. Fui conversar com eles, que me explicaram suas dificuldades com moradia, e me garantiram que a área era improdutiva há mais de 20 anos, sem nada além de arbustos! Era um dia chuvoso, tudo era lama, havia crianças pequenas e um clima muito tenso no ar. Difícil pensar em plantas nesse momento. Depois as autoridades os realocaram, e um trator deixou uma cena de guerra destruindo centenas de barracos. Com a chuva que se sucedeu os muricis rebrotaram entre os destroços que foram deixados no local.

Distribuição: Cerrados do nordeste ao sudeste, especialmente em São Paulo e em Minas Gerais.

Situação em São Paulo: Rara.

Como plantar: Lixe a casca das sementes ligeiramente para quebrar a dormência e coloque três por saquinho em substrato arenoso com matéria orgânica. Encontrei um exemplar “atropelado” pelo trator e recolhi pedaços da raiz. Depois de plantar, reguei todo dia usando uma solução enraizante até saírem brotos novos. Como curiosidade, as flores secretam óleos muito atrativos a insetos, sendo as formigas também responsáveis pela sua polinização.

Usos: Frutos de sabor único, muito usados em licores, sorvetes, sucos e geleias. As folhas e cascas são empregadas na medicina caseira como cicatrizantes e para tratar diarreias.

 

 

MAGALHÃES, ALLAN FREITAS ET AL. ASPECTOS ECOLÓGICOS DE BYRSONIMA INTERMEDIA EM MICROAMBIENTES RIPÁRIOS. PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA, V. 33, N. 76, P. 469-473, 2013.

MOREIRA, L. Q. ET AL. AVALIAÇÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA DA ESPÉCIE BYRSONINA INTERMEDIA A. JUSS. ALFENAS, 2010.

SILVA, DIOGO PEDROSA CORRÊA DA. EMBRIOGÊNESE SOMÁTICA E POTENCIAL USO DE MARCADORES MOLECULARES EMBRIOGÊNICOS EM BYRSONIMA INTERMEDIA A. JUSS.(MURICI-PEQUENO). 2013.

RISSI, H. C. PROPOSTAS DE MANEJO E RESTAURAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA DE CERRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CAMPUS CAPITAL; INICIAÇÃO CIENTÍFICA; (GRADUANDO EM ECOLOGIA) – INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, USP; 2013