07 - ANANÁS

Ananas ananasoides (BROMELIACEAE) 

07- Ananás – Ananas ananasoides (BROMELIACEAE) 

Quer coisa mais tropical? Nisso o cerrado ganha das savanas africanas, lá não tem abacaxi. O ananás é a forma selvagem que originou as variedades domésticas. Suas folhas duras e pontiagudas funcionam como uma cerca de proteção intransponível. Os ananás protegem plantas mais delicadas e raras.

Distribuição: Brasil, Argentina e Paraguai. No Brasil, ocorre nas regiões Norte, na Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste e no Sudeste, em Minas Gerais e São Paulo. Comum em formações do tipo campo, cerrado e cerradão além de mata atlântica.

Situação em São Paulo: Rara.

Como plantar: Os abacaxis podem ser plantados a partir da sua coroa, mas o ananás preserva sementes em cada gomo da fruta. O biólogo Rafael Consolmagno, que germinou algumas para o Cerrado Infinito, ensina que se deve retirar a polpa e limpar as sementes para colocar dentro de um pote de vidro com um papel absorvente umedecido. Quando germinarem em torno de 6 dias, basta plantar em um vasinho com terra vegetal, mantendo úmido e esperar crescer até terem tamanho para plantar no local definitivo em pleno sol.

Usos: Planta ornamental, pode ser usada em paisagismo na formação de cercas vivas e maciços, florindo de junho a fevereiro e frutificando de outubro a junho. Seus frutos são comestíveis na forma de geleias.

WANDERLEY, M.G.L.; MARTINS, S.E. (COORDS.) BROMELIACEAE IN: MELHEN, T.S. ET AL. FLORA FANEROGÂMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. INSTITUTO DE BOTÂNICA, SÃO PAULO, VOL. 5, PP: 39-162, 2007.

O VERMELHO DO ANANÁS

O VERMELHO DO ANANÁS

O Pico do Jaraguá é guarani! Fotografei este ananás numa areá aberta da aldeia Itakupé, onde tem fragmentos de cerrado, com várias espécies. Pena que estão plantando árvores, em algumas dessas áreas campestres. Logo essas plantas sem o sol vão desaparecer.

ABACAXI SELVAGEM!!!

ABACAXI SELVAGEM!!!

Árvores são tratadas como a panaceia da ecologia! Infelizmente as pessoas não tem entendimento de que existem outros biomas necessários, e o cerrado mais uma vez é tratado como "mato sem valor". É urgente evoluir a percepção para outras fitofisionomias importantes que precisam também ser preservadas, todas estão conectadas, e somos nós que as separamos estabelecendo distinções.

AGROCERRADO

AGROCERRADO

Os indígenas eram "agrocerradeiros"! O cultivo rotativo da roça indígena, abre clareiras na floresta. Teorias apontam ser a atividade indígena um dos motivos do cerrado paulistano ter sobrevivido no meio da Mata Atlântica. Primeira colheita do ananás depois de 3 anos no Cerrado Infinito.

COROA PREMIADA

COROA PREMIADA

A coroa da fruta sempre tem várias mudas, abacaxis são bromélias, e é muito simples reproduzir á partir da coroa.

ABACAXI SEM GOSTO

ABACAXI SEM GOSTO

Claro que depende de vários fatores mas esse abacaxi não tinha um gosto interessante. No fim talvez não estivesse completamente maduro. Mas o colhi assim mesmo, pois é comum serem roubados. Muita gente não colabora, seria muito complicado pedir as mudas?

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

desenvolvido por: