desenvolvido por: 

parceiros: 

07 - ANANÁS

Ananas ananasoides (BROMELIACEAE) 

07- Ananás – Ananas ananasoides (BROMELIACEAE) 

Quer coisa mais tropical? Nisso o cerrado ganha das savanas africanas, lá não tem abacaxi. O ananás é a forma selvagem que originou as variedades domésticas. Suas folhas duras e pontiagudas funcionam como uma cerca de proteção intransponível. Os ananás protegem plantas mais delicadas e raras.

Distribuição: Brasil, Argentina e Paraguai. No Brasil, ocorre nas regiões Norte, na Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste e no Sudeste, em Minas Gerais e São Paulo. Comum em formações do tipo campo, cerrado e cerradão além de mata atlântica.

Situação em São Paulo: Rara.

Como plantar: Os abacaxis podem ser plantados a partir da sua coroa, mas o ananás preserva sementes em cada gomo da fruta. O biólogo Rafael Consolmagno, que germinou algumas para o Cerrado Infinito, ensina que se deve retirar a polpa e limpar as sementes para colocar dentro de um pote de vidro com um papel absorvente umedecido. Quando germinarem em torno de 6 dias, basta plantar em um vasinho com terra vegetal, mantendo úmido e esperar crescer até terem tamanho para plantar no local definitivo em pleno sol.

Usos: Planta ornamental, pode ser usada em paisagismo na formação de cercas vivas e maciços, florindo de junho a fevereiro e frutificando de outubro a junho. Seus frutos são comestíveis na forma de geleias.

WANDERLEY, M.G.L.; MARTINS, S.E. (COORDS.) BROMELIACEAE IN: MELHEN, T.S. ET AL. FLORA FANEROGÂMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. INSTITUTO DE BOTÂNICA, SÃO PAULO, VOL. 5, PP: 39-162, 2007.